Levy Fidelix participou de conversa da ANPTrilhos com o vice-presidente Hamilton Mourão

General Mourão trata do quadro atual do setor ferroviário com a diretoria da ANPTrilhos

O vice-presidente eleito do Brasil, General Hamilton Mourão (PRTB), dedicou-se ao estudo de dados e demandas do setor ferroviário, no início da tarde desta quarta-feira, com a diretoria da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) , na sede da entidade em Brasília. Integrantes da equipe de transição do novo Governo Federal conheceram cinco temas prioritários para o avanço da mobilidade urbana nacional, de acordo com os representantes do setor. As propostas se baseiam em um novo enfoque de investimento governamental, prioritário em sistemas sobre trilhos, como espinha dorsal de uma ampla rede de transporte integrada com outros modos.

O presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores, os diretores João Gouveia Ferrão Neto, Luis Valença, José Eduardo Copello e José Cláudio Sicco, além da superintendente Roberta Marchesi, explicaram ao vice-presidente e aos seus acompanhantes que a adoção das medidas sugeridas oferecerá aos cidadãos brasileiros, em pouco tempo, uma infraestrutura estratégica de mobilidade nacional, conectando todas as médias e grandes cidades e, também, as regiões metropolitanas.

A reunião contou também com a presença de Levy Fidelix, presidente nacional do PRTB, além dos membros oficiais do time de transição do Governo Federal, Paulo Roberto Correa Assis, Carlos Moufarrege, Marcelo Moufarrege e Marco Aurélio Vieira.

As cinco medidas sugeridas pela ANPTrilhos são:

1) Elaboração de um abrangente Plano de Estruturação Estratégica da Mobilidade Urbana Nacional, com foco no transporte de passageiros sobre trilhos;

2) Prioridades de investimentos no Plano de Mobilidade Urbana Nacional;

3) Fortalecer marcos regulatórios – Segurança Jurídica;

4) Incentivo para a modernização e ampliação dos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos;

5) Instituição de taxas de financiamento mais atrativas para projetos estruturantes de transporte de passageiros sustentável.

A ANPTrilhos acompanha as movimentações da transição do Governo, em relação às definições para a área de Mobilidade Urbana, e acredita que a nova equipe tem um olhar inovador sobre a infraestrutura do País e a coragem necessária para enfrentar antigos problemas, resgatando mais de 60 anos de políticas públicas que priorizaram apenas o transporte individual, para que seja possível deixar um importante legado de desenvolvimento da mobilidade nacional para as futuras gerações.